Natal...
Final de
ano...
É hora de
planejamento para o próximo, buscando acertar mais,
crescer mais, anunciar
mais, celebrar melhor...
Por isso
avaliar é importante!!
Na
sequência temos 2 modelos de avaliação.
Espero
que possa ajudá-los no processo de fazer
uma
catequese sempre mais com o rosto de Cristo!!!
Avaliação
da Catequese como meio de crescimento
“Educar na fé é como percorrer um caminho”. Partimos de um lugar, ou
seja:
das
condições de vida e de fé dos nossos catequizandos e a partir daí,tentamos
chegar a um destino, esse é sempre Jesus, “o caminho de Cristo «leva
à vida»“, mas precisamos conhecer o itinerário que nos é fornecido pelos
objetivos propostos pelos catecismos e guias e ou aqueles que o grupo
define de acordo com o Pároco e ou coordenação.
Para
fazer o caminho, usamos determinadas estradas, que são as atividades
e método que utilizamos ao longo do ano.
Avaliar é
uma atividade de catequese (como qualquer outra, ex.: acolhimento) que
deveríamos usar com frequência, para saber onde estamos, em relação ao
itinerário previsto e se precisamos fazer correções ou mesmo pedir ajuda.
Pois
quando reconhecemos que não há progressão,quando as dificuldades do caminho não
nos deixam avançar, apesar da oração e dos nossos esforços, é indispensável
(obrigatório) colocar o problema à coordenação e ao Pároco.
É hora de
ancorar o barco e refletir.Porque se continuo a avançar deixando os
problemas acumulados dificilmente encontro o caminho, perco o rumo,
criando uma falsa caminhada que pode deixar marcas graves.
Ao
avaliarmos, temos de fazer perguntas sobre nós mesmos.
Isso
ajuda-nos a ver com mais lucidez o que andamos a fazer.Torna-se mais claro o
que fazemos,se estamos a fazer bem ou se estamos a fazer menos bem ou
mal. Ao avaliarmos damos significado à catequese.
Aprendemos
a interpretar a realidade e a prever os possíveis efeitos
para
preparar melhor o futuro.
Ao
avaliar, estaremos promovendo a criatividade, evitando repetir os
mesmos erros.Ao avaliarmos tentamos melhorar a catequese.
Cada
avaliação tem como fim último ajudar os catequistas e os catequizandos a
ficarem mais próximos do Evangelho.
O tempo
da avaliação é um convite à conversão. É um estímulo a uma maior coerência
evangélica. Toda a avaliação de qualidade deve ser integral.
Avaliar o
ser, saber e o saber fazer.
Avaliar
os conhecimentos e as competências é relativamente fácil; mas julgar o saber
ser é muito mais delicado.
Nunca é
demais recordar que não se avaliam atividades- por exemplo: a celebração
correu bem – isso não é avaliar o principal-
o que se
deve avaliar é o crescimento, o caminho percorrido pelos catequizandos que
então seria: a maioria dos catequizandos celebrou com entusiasmo?
Com esta
avaliação não se pretende fazer acusações nem premiar heróis.
É apenas
uma ajuda para vermos melhor o que fizemos.
O que é
sempre um bom ponto de partida para melhorar.
“O
inquérito é anônimo, não escreva o seu nome, mas procura responder dentro
da sua realidade”.
Por vezes
não basta avaliar somente a catequese.
Também o
nosso desempenho pessoal deve ser alvo de reflexão, sem, contudo, cairmos no
erro de nos julgarmos melhores ou perfeitos.
Afinal,
cada um tem um ou outro aspecto que pode melhorar, tem um ou outro ponto
em que trabalha melhor e pode (e deve) partilhar, ajudar.
Lembre-se
que avaliar é
*“rever”
o caminho feito,
*celebrar
as vitórias, superar os fracassos e *reavivar
as esperanças, mas acima de tudo, *CONVERTER-SE..
Que o
Espírito Santo nos ilumine para que esta avaliação seja feita com o coração e
fortaleça a nossa vocação de catequistas.
AVALIAÇÃO-
ROTEIRO-(verificar e seguir a sequência)
*AVALIAR-ME
COMO CATEQUISTA E COMO CRISTÃO
1-Quais
destas experiências de oração te ajudam a rezar melhor
·
Escuta da
Palavra de Deus
·
Meditação
·
Oração
espontânea de agradecimento ou de perdão
·
Rezar com
os salmos
·
Oração
organizada com o grupo de catequistas
·
Eucaristia
3-Qual é a
mais útil para ajudá-lo(a) a crescer como cristã(o)?_____________
4-Quais os modos de oração mais úteis para educar os catequizandos à oração? (pode indicar as anteriores ou
4-Quais os modos de oração mais úteis para educar os catequizandos à oração? (pode indicar as anteriores ou
outras formas)___________________________________________________________________________________
*EU E OS
OUTROS CATEQUISTA
1-Entre
todos os momentos que viveu com os outros catequistas, diga um dos mais fáceis, um dos mais difíceis e um os que mais o (a) enriqueceu?
·
A
capacidade de atrair os catequizandos,
·
A
simplicidade,
·
A
calma,
·
A
preparação,
·
A
constância,
·
A
alegria constante,
·
A
maturidade espiritual
3-Entre estas atitudes, quais as que mais o (a) desagradam?
· A inveja,
A
atitude de superioridade,
·
A
desconfiança,
·
Estar
sempre a lamentar-se de tudo e de todos,
·
O
mau exemplo.
COMO MEIO
DE CRESCIMENTO
1-Se
sente capaz de ir falar com um catequista acerca de atitudes que você acha
incorretas ou prefere calar-se?
2-Você
sente a necessidade de viver, juntamente com os outros catequistas,
experiências de formação espiritual, cultural e catequética?
-----------------------(sim)-(não)
-
Sugestões: _____________________________________________________
EU E OS
CATEQUIZANDOS
1-Quais
as atitudes mais comuns quando estou com os catequizandos?
• Ajuda
• Diálogo
• Diálogo
OU
EU E EU
MESMO (A)
1-Porque optei por fazer catequese?
- Porque os meus amigos também
são catequistas
- Porque gosto de crianças
- Porque o pároco me pediu
- Porque tenho muito tempo
livre
- Porque me sinto chamado a
anunciar o Evangelho
- Para fazer novas amizades
- Para me sentir realizado (a)
- Para me doar de forma
gratuita
- Porque sei que deixa a minha
família contente
2-
Sinto-me apoiado pela comunidade cristã?
3- Qual destas expressões é mais acertada?
- Sou catequista porque os
catequizandos precisam de mim
- Preciso anunciar,
testemunhar, dizer que creio em Deus
4- O ser
catequista fez amadurecer a minha experiência de fé?
5- Quais as descobertas, positivas e negativas, que fiz na minha personalidade
e no meu caráter?
6- O que aprendi este ano ao fazer catequese?
7- Os catequizandos “pedem” muitas coisas ao amigo mais velho (=catequista) que
os acolhe, que reza com eles, que canta, que prepara as festas, que os anima…
Quais as coisas que me deram mais prazer fazer com eles e quais as que me foram
mais custosas?
8-
Estarei disponível para continuar na catequese?
EU E MEU
PÁROCO
1-Como é
meu relacionamento com meu pároco?
2-Sinto
seu apoio?
3-Encontro acolhida no meu apostolado?
4-Ele é presente na caminhada catequética?
5-Existe diálogo?
“Irmãos, eu não julgo já ter alcançado Cristo. Uma coisa, porém
faço: esquecendo o que fica para trás, lanço-me para o que está à
frente. Lanço-me em direção à meta, para conquistar o prêmio que do
alto, Deus me chama a receber no Cristo Jesus” (Fl 3, 13-14)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Muito obrigada pela visita. A Paz de Jesus e o Amor de Maria!
Abraço fraterno,
Marisa