terça-feira, 10 de março de 2015

DINÂMICA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015


DINÂMICA
1)    Imprimir o cartaz e a Oração da CF e pregar em lugar visível na sala.
2)    Imprimir e recortar as figurinhas, com uma situação para cada catequizando.
3)    Levar um pacote de biscoitos ou docinhos, suco ou refrigerante, copos e toalha e um arranjinho de flores.
Desenvolvimento:
 4)    Apresentação do cartaz: Alguém já viu esse cartaz? Quem são essas pessoas?Alguém já viu ou ouviu falar dessa cena de lavar os pés? Quando aconteceu? Jesus lavou os pés de quem? Por que?  (Outras perguntas, se necessário)
5)    Sobre a Campanha da Fraternidade: (Falar com linguagem simples e de fácil entendimento para as crianças)
A Campanha Da Fraternidade é uma ação evangelizadora da Igreja Católica, que visa conscientizar os cristãos e não cristãos sobre um determinado tema a favor do bem da humanidade e da natureza, baseado nos ensinamentos de Jesus.
Neste ano de 2015, o lema é”EU VIM PARA SERVIR” , com o tema “FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE”.
A proposta da Igreja é para que as pessoas cuidem umas das outras com pequenas atitudes de amor e serviço no seu dia-a-dia, levando assim, à prática do seu cotidiano na família e na comunidade em que está inserido, o que Jesus nos ensinou e Ele próprio praticou: “Eu vim para servir” e “O que fizerdes a um desses pequeninos é a mim que o fazeis”. Com essa disposição de serviço nos colocamos à disposição de Deus, através da Igreja, para uma verdadeira conversão, evangelizando com nossos dons e confirmando com nosso testemunho.
6)    Reflexão: Em quais lugares  podemos colocar em prática o que Jesus nos pede? Com quais atitudes eu posso me tornar melhor? Quem eu posso ajudar? De que maneira?
7)    Cada catequizando recebe uma figurinha e uma folha de sulfite.
8)    Pedir que cada um cole a sua figurinha e, um de cada vez, fale sobre ela dentro do assunto da CF. O (a) catequista pode ajudar com perguntas e esclarecimentos breves.
9)    Cada catequizando pode desenhar ou escrever sobre uma experiência vivida ou um propósito de fazer algo que ajude alguém.
10) Expor os trabalhos das crianças, junto com outro cartaz “EU TAMBÉM POSSO SERVIR AO MEU PRÓXIMO”.( o(a) catequista também pode apresentar a sua atividade.)
11)  Confraternização: Pedir que cada criança realize uma tarefa para experimentar o aprendizado do dia. (arrumar a mesa, as flores, ajudar a servir os biscoitos ou docinhos, e depois para arrumar tudo no lugar).
12) Oração final: Terminar o encontro com a Oração da CF.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigada pela visita. A Paz de Jesus e o Amor de Maria!
Abraço fraterno,

Marisa