sexta-feira, 31 de maio de 2013

Sacramento da Reconciliação


Para viver na amizade de Deus e dos irmãos, o tempo da quaresma é favorável para viver as mudanças:

1. ARREPENDENDO-ME DE MEUS PECADOS E CONFESSANDO-ME.
·         Pensar em que ofendi a Deus, Nosso Senhor, se me dói tê-lo ofendido, se estou realmente arrependido. 
·         Este é um bom momento do ano para realizar uma confissão preparada e de coração. 
·         Revise os mandamentos de Deus e da Igreja para poder fazer uma boa confissão. 
·         Sirva-se de um livro para estruturar sua confissão. 
·         Busque tempo para realizá-la.

2. LUTANDO PARA MUDAR:

·         Analise sua conduta para conhecer em quê esta falhando. 
·         Faça propósitos para cumprir dia a dia e revise à noite se os alcançou. 
·         Lembre-se de não colocar muitos propósitos porque será muito difícil cumpri-los todos. Devem-se subir as escadas de degrau em degrau, não se pode subir toda ela de uma só vez. 
·         Conheça qual é o seu defeito dominante e faça um plano para lutar contra ele. 
·         Teu plano deve ser realista, prático e concreto para poder cumpri-lo.

3. FAZENDO SACRIFÍCIOS:

A palavra sacrifício vem do latim sacrum-facere, que significa 
"fazer sagrado". Então, fazer um sacrifício é fazer alguma coisa sagrada, quer dizer, oferecê-la por amor a Deus, porque O ama, coisas que dão trabalho. 
Por exemplo:
·         Ser amável com um vizinho com quem você não simpatiza ou ajudar alguém em seu trabalho.
·         A cada um de nós há algo que nos custa fazer no cotidiano. Se oferecemos isto a Deus por amor, estamos fazendo sacrifício.

4. ORANDO:

·         Aproveite estes dias para rezar, para conversar com Deus, para dizê-lo que o ama e que quer estar com Ele. Pode ser útil um bom livro de meditação para Quaresma. 
·         Você pode ler na Bíblia passagens relacionadas com a quaresma.


5-JEJUANDO E FAZENDO ABSTINÊNCIA

·         O jejum consiste em fazer uma só refeição forte ao dia. 
·         A abstinência consiste em não comer carne. 
·         A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa são dias de abstinência e jejum. 
A abstinência é obrigatória a partir dos quatorze anos e o jejum dos dezoito aos cinquenta e nove anos de idade.
Com estes sacrifícios, trata-se de que todo nosso ser (alma e corpo) participe em um ato onde reconheça a necessidade de fazer obras com as quais reparemos o dano causado com nossos pecados e para o bem da Igreja.
·         O jejum e a abstinência podem ser trocados por outro sacrifício, dependendo do que ditem as Conferências Episcopais de cada país, pois elas têm autoridade para determinar as diversas formas de penitência cristã.

*Por que o Jejum e a abstinência?
É necessário dar uma profunda resposta a esta pergunta, para que fique clara a relação entre o jejum e a conversão, isto é, a transformação espiritual que aproxima o homem a Deus.
O abster-se de comida e bebida tem com como fim introduzir na existência do homem não somente o equilíbrio necessário, mas também o desprendimento do que se poderia definir como "atitude consumista".
Tal atitude veio a ser em nosso tempo uma das características da civilização ocidental. 
O homem, orientado aos bens materiais, muito frequentemente abusa deles. 
A civilização se mede então segundo quantidade e a qualidade das coisas que estão em condições de prover ao homem e não se mede com a medida adequada ao homem interior.
Esta civilização de consumo fornece os bens materiais não somente para que sirvam ao homem em ordem a desenvolver as atividades criativas e úteis, mas cada vez mais para satisfazer os sentidos, a excitação que deriva deles, o prazer, uma multiplicação de sensações cada vez maior.
·         O homem de hoje deve abster-se de muitos meios de consumo, de estímulos, de satisfação dos sentidos. 

Jejuar significa abster-se de algo. 
O homem é ele mesmo quando consegue dizer a si mesmo: Não!
Não é uma renúncia pela renúncia: mas para melhor e mais equilibrado desenvolvimento de si mesmo, para viver melhor os valores superiores, para o domínio de si mesmo.

6-EXAME DE CONSCIÊNCIA E CONFISSÃO

Precisamente por sermos pecadores, ficamos cegos diante de nossos pecados. 
Satanás quer nos fazer ver que não há mal no que fazemos. Então o coração se endurece, torna-se insensível às exigências do amor. 
Por isso é tão importante a conversão do coração.

"Por isso, como diz o Espírito Santo:” Se escutardes hoje MINHA voz, não endureçais o coração... Atenção irmãos! Que nenhum de vós tenhais um coração mau e incrédulo “( Hb 3.)

Deus é um Pai amoroso que nos faz ver o pecado para nos dar a graça do arrependimento e nos perdoar. 
Ele nos quer livres!
O demônio não quer que vejamos nosso pecado; por isso, se procurarmos o caminho de Deus, tratará de nos acusar com nossos pecados para que  desanimemos e voltemos atrás. 
Mas podemos discernir a diferença: Deus mostra nosso pecado para nos libertar e perdoar; o demônio o esconde, mas quando o mostra, é para que nós nos desesperemos.
·         Devemos rejeitar energicamente estes pensamentos ruins e ir à confissão com toda confiança no perdão de Deus. 
Deus SEMPRE nos resgata e  perdoa quando há arrependimento.
·         É muito proveitoso fazer um exame de consciência diário e também, com toda humildade, nos abrir a  pessoas próximas de nós, para que nos corrijam. 
"Se examinássemos a nós mesmos, não seríamos condenados." 
(1 Cor. 11, 31)
O exame se faz diante de Deus, escutando sua voz na nossa consciência.

Preparação (exame de consciência) para uma boa confissão:

·         Preparação remota

É o exame de consciência feito diariamente. Educamo-nos na fé pelo estudo da Palavra, do Catecismo, leitura dos Santos..., participação nos santos ensinamentos com prática séria do que aprendemos. 

·         Preparação imediata: 

É o exame de consciência antes de confessar.
Vamos a um lugar tranquilo, preferivelmente diante do sacrário, para orar. 
Só Deus pode iluminar sobre nossa realidade e nos dar os meios para responder à sua graça. Contemplamos a vida de Jesus e seu amor manifesto na Cruz. "Contemplai ao que transpassaram" Jo 19:37.

·         Reflexão

Como respondi a tanto amor, a tantas graças?
Examinamos nossa vida diante da lei de Deus. Por isso ajuda ter um exame escrito que nos recorde o que esquecemos. 

Recordamos que não se trata de sugestões, Deus nos deu MANDAMENTOS! Quebrá-los é quebrar nossa aliança com Deus e cair em pecado. Não se trata tão somente de enumerar pecados mas sim de descobrir a atitude do nosso coração e sentir dor pelos pecados cometidos!

·         Fazer o firme propósito de não voltar a cometê-los!
Sempre há áreas nas quais somos mais fracos e requerem atenção especial, mas se compreendermos que Cristo (não a cultura!) é a medida, veremos que em tudo temos, e podemos muito que crescer.

·         Examinar-se
Quais pecados você cometeu desde sua última confissão? (Cuidado para não ficar no exterior, mas sim nas atitudes do coração e as omissões).
(A confissão só pode ser feita diante de um sacerdote).

Exame de consciência com base nas três rupturas:

a)    Ruptura com Deus: 

·         Amo na verdade a Deus com todo meu coração ou vivo mais apegado às coisas materiais?
·         Preocupei-me por renovar minha fé cristã através da oração, a participação ativa e atenta da missa dominical, a leitura da Palavra de Deus, etc.?
·         Guardo os domingos e dias de festa da Igreja? 
·         Cumpri com o preceito anual da confissão e a comunhão pascal? 
·         Tenho uma relação de confiança e amizade com Deus, ou cumpro somente com ritos externos?
·         Professei sempre, com vigor e sem temores minha fé em Deus? 
·         Manifestei minha condição de cristão na vida pública e privada? 
·         Ofereço ao Senhor meus trabalhos e alegrias? 
·         Recorro a Ele constantemente, ou só o busco quando o necessito? 
·         Tenho reverência e amor para o nome de Deus ou lhe ofendo com blasfêmias, falsos juramentos ou usando seu nome em vão?

b)    Ruptura comigo mesmo: 

·         Sou soberbo e vaidoso? 
·         Considero-me superior a outros?
·         Procuro aparentar algo que não sou para ser valorizado por outros?
·         Aceito a mim mesmo, ou vivo na mentira e no engano? 
·         Sou escravo de meus complexos? 
·         Que uso tenho feito do tempo e dos talentos que Deus me deu? 
·         Esforço-me por superar os vícios e inclinações más como a preguiça, a avareza, a gula, a bebida, a droga? 
·         Caí na luxúria com palavra e pensamentos impuros, com desejos ou ações impuras?
·         Realizei leituras ou assisti a espetáculos que reduzem a sexualidade a um mero objeto de prazer? 
·         Caí na masturbação ou a fornicação? 
·         Cometi adultério? 
·         Recorri a métodos artificiais para o controle da natalidade?

c)    Ruptura com os irmãos e com a criação: 
 
·         Amo de coração o meu próximo como a mim mesmo  como o Senhor Jesus me pede que o ame?
·         Em minha família colaboro em criar um clima de reconciliação com paciência e espírito de serviço?
·         Foram os filhos obedientes aos seus pais, prestando-lhes respeito e ajuda em todo momento? 
·         Preocupam-se os pais em educar na vida cristã seus filhos e de respeitá-los em seu compromisso de vida com o Senhor Jesus? 
·         Abusei de meus irmãos mais fracos, usando-os para meus fins? 
·         Insultei meu próximo? 
·         Escandalizei-o gravemente com palavras ou com ações?
·         Se me ofenderam, sei perdoar, ou guardo rancor e desejo de vingança?
·         Compartilho meus bens e meu tempo com os mais pobres, ou sou egoísta e indiferente à dor de outros? 
·         Participo das obras de evangelização e promoção humana da Igreja?
·         Preocupo-me pelo bem e a prosperidade da comunidade humana em que vivo ou passo a vida preocupado  tão somente comigo mesmo?
·         Cumpri com meus deveres cívicos? 
·         Paguei meus tributos?
·         Sou invejoso? 
·         Sou fofoqueiro e enganador? 
·         Difamei ou caluniei alguém? 
·         Violei segredos? 
·         Fiz julgamentos temerários sobre outros? 
·         Sou mentiroso? 
·         Causei algum dano físico ou moral a outros? 
·         Inimizei-me com ódios, ofensas ou brigas com meu próximo? 
·         Fui violento? 
·         Procurei ou induzi ao aborto?
·         Fui honesto em meu trabalho?
·         Usei corretamente a criação ou abusei dela com fins egoístas? 
·         Roubei? 
·         Fui justo em relação aos meus subordinados tratando-os como eu gostaria de ser tratado por eles?
·         Participei de negócios ou consumo de drogas?
·         Caí na fraude ou estelionato? 
·         Recebi dinheiro ilícito?






Procure um sacerdote, abra seu coração e se entregue inteiramente ao Amor e Misericórdia infinitos de Deus e seja verdadeiramente liberto! 


Adaptado de:
FONTE: Wiki Canção Nova
http://www.catequistaroberto.com.br/2012/02/quaresma.h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigada pela visita. A Paz de Jesus e o Amor de Maria!
Abraço fraterno,

Marisa