terça-feira, 20 de novembro de 2012

ATIVIDADES- PARA VIVER O ADVENTO



 Durante o tempo de Advento é possível escolher alguma das opções que apresentamos a seguir para viver cada dia do Advento e chegar ao Natal com um coração cheio de amor pelo menino Deus. 






A. Presépio e palhas: 


Nesta atividade vai ser preparado um presépio para o Menino Deus o dia de seu nascimento. O presépio será elaborado de palha para que ao nascer o menino Deus não tenha frio e a palha lhe dê o calor que necessita. 





Com as obras boas de cada uma das crianças, vai preparando o presépio. Por cada boa obra que façam as crianças, fica uma palhinha no presépio até o dia do nascimento de Cristo.


B. Vitral do Nascimento:



Em algum desenho em que se represente o Nascimento as crianças poderão colorir algumas partes deste cada vez que façam uma obra boa para ir completando-o para o Natal. 






C. Calendário Tradicional de Advento: 


Nesta atividade as crianças eles façam mesmos um calendário de Advento aonde marquem os 4 domingos e escrevam seus próprios propósitos a cumprir. Podem desenhar na cartolina o dia de Natal com a cena do nascimento de Jesus. 




As crianças todos os dias revisarão os propósitos para ir preparando seu coração para o Natal. Este calendário poderão levar para a Igreja no dia de Natal se assim o desejarem.
       Sugerem-se alguns propósitos:

  • Ajudarei em casa naquilo que mais me custe trabalho. 
  • Rezarei em família pela paz do mundo. 
  • Oferecerei meu dia pelas crianças que não têm papais, nem uma casa onde viver.
  • Obedecerei a meus papais e professores com alegria. 
  • Compartilharei meu almoço com um sorriso a quem lhe faça falta. 
  • Hoje cumprirei com toda minha tarefa sem me queixar. 
  • Ajudarei a meus irmãos em algo que necessitem.
  • Oferecerei um sacrifício pelos sacerdotes. 
  • Rezarei pelo Papa. 
  • Darei graças a Deus por tudo o que me deu. 
  • Farei um sacrifício.
  • Lerei alguma passagem do Evangelho. 
  • Oferecerei uma comunhão espiritual a Jesus pelos que não o amam. 
  • Darei um brinquedo ou uma roupa a uma criança que não tenha. 
  • Não comerei entre refeições. 
  • Em vez de ver televisão ajudarei a minha mamãe no que necessite. 
  • Imitarei Jesus em seu perdão quando alguém me incomode. 
  • Pedirei pelos que têm fome e não comerei doces. 
  • Rezarei uma Ave Maria para demonstrar à Virgem quanto a amo. 
  • Hoje não brigarei com meus irmãos. 
  • Cumprimentarei com carinho a toda pessoa que me encontre. 
  • Hoje pedirei à Santíssima Virgem por meu país. 
  • Lerei o nascimento de Jesus                                                            no Evangelho de São Lucas 2, 1-20. 
  • Abrirei meu coração a Jesus para que nasça nele. 


D. Os que esperavam a Cristo: 


Nesta atividade se trata de conseguir fazer uma lista com 24 ou 28 nomes (dependendo do número de dias do Advento) de personagens do Antigo e do Novo Testamento que esperavam a vinda do Messias. Buscarão na Bíblia, desenharão os personagens e recortarão. Atrás, lhes colocarão o nome de quem é e o que disse ou fez este personagem. Pode-se utilizar como jogo.

Alguns personagens que se podem incluir:



Abraão: 
Deus disse a Abraão que sua descendência ia ser numerosa como as estrela do céu e os grãos de areia do mar, e assim foi. 









David: 
Deus disse ao rei David que o Messias ia ser de sua família.













Isaías: 
Deus disse ao profeta Isaías que o Messias ia nascer da Virgem.












Jeremias: 
Deus disse ao profeta Jeremias que quando nascesse o Messias, Ele ia dar aos homens um coração novo para conhecê-lo e amá-lo muito.











Ezequiel: 
Deus disse ao profeta Ezequiel que o Messias ia ressuscitar.












Miquéias: 
Deus disse ao profeta Miquéias em Belém ia nascer seu Filho.








Oséias:
Deus disse ao profeta Oséias que do Egito ia chamar a seu Filho.








Zacarias: 
Deus disse ao profeta Zacarias que seu filho ia entrar em Jerusalém montado em um burro.







Homens Sábios ou Reis Magos: esperavam a vinda do Salvador dos homens. 











Os pastores: 
Foram avisados por um anjo do grande acontecimento.







Enfim, temos muitas maneiras de viver o verdadeiro Natal de Jesus: deixando que Ele nasça e fique para sempre no nosso coração.

Feliz Advento!



Adaptado de :
Autora: Teresa Fernández
http://www.acidigital.com/fiestas/advento/ideia.htm
http://jardimdafe.blogspot.com.br/2012/11/ideia-para-viver-o-advento.html


Se você não conseguir imprimir eu te envio por email:
marisa.afn@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigada pela visita. A Paz de Jesus e o Amor de Maria!
Abraço fraterno,

Marisa